QUALQUER COR X É A SOMA DAS 3 CORES BÁSICAS A+B+C
X=aA+bB+cC






Pegando no final do último post uma pequena explicação da fisiologia da cor. A luz entra pelo olho humano através da córnea pela pupila. Em função da maior ou menor quantidade de luz, os músculos da íris contraem-se ou expandem-se para controlar essa mesma entrada. Funciona basicamente como um diafragma de uma máquina fotográfica :). Depois essa luz que é admitida é captada por 3 elementos refractores: o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo. É na parte posterior do olho que encontramos camadas de células especializadas que formam a retina. A camada mais importante deste sistema para o reconhecimento cromático é composta por fotoreceptores denominados de bastonetes (rods) e cones (que referi no post anterior) numa proporção de 16:1.
Mas afinal o que são e para que servem esses fotoreceptores?
Sendo a luz branca do Sol composta de todas as cores do espectro visível (vai desde o vermelho ao violeta) ao atingir a atmosfera são as de menor comprimento de onda que são o azul e o violeta. No fundo esta difusão funciona como uma peneira deixando passar as de maior comprimento de onda. (FIG1)
Em primeiro lugar há menos violeta na luz do sol. Mas na realidade o que se passa é que os nossos olhos não têm nenhuns sensores sensíveis a essas cores. O nosso sistema constrói as cores com base em 3 tipos de receptores de cor – os cones – uns são mais sensíveis aos vermelhos, outros aos azuis e outros aos verdes. (FIG2) Esta é a razão.