sábado, 16 de janeiro de 2010

Espectros contínuos e descontínuos

Para simplificar passemos a explicar estes dois tipos de espectros.
A luz solar, designada luz branca por conter todas as radiações visíveis, como já vimos anteriormente e é emitida devido às reacções nucleares que ocorrem no Sol. No entanto, nem só as reacções nucleares produzem emissão de luz. A combustão no ar do propano e do butano (de uso doméstico conhecido) produz também emissão de luz visível, de que nos apercebemos pela chama. Muitas outras combustões são também acompanhadas da emissão de luz visível, como é o caso da combustão do magnésio numa lâmpada de flash

Há ainda emissão de luz quando as substâncias se tornam incandescentes, como o tungsténio, que constitui o filamento das lâmpadas eléctricas vulgares. A passagem da corrente eléctrica no fio de tungsténio produz um aquecimento neste, tornando-o incandescente, pelo que emite luz .Como o espectro obtido provém da emissão de luz pelo filamento de tungsténio, ele é designado espectro de emissão. No espectro da luz visível ou no espectro de emissão de uma lâmpada de incandescência, as várias cores sucedem-se umas às outras sem qualquer ruptura, estabelecendo-se uma transição gradual entre as várias cores. Um espectro deste tipo é denominado espectro contínuo, porque corresponde a um conjunto de radiações que se sucedem sem interrupção.

Nem todos os espectros são, no entanto, contínuos. Quando a emissão de luz não se processa em todas as frequências, abrangendo apenas algumas, isto é, com interrupções entre elas, diz-se que o espectro respectivo é um espectro descontínuo. Se a gama de frequências que comporta é relativamente larga, seguindo-se uma zona escura, o espectro é designado espectro de bandas. Mas, por vezes, os espectros descontínuos apenas apresentam algumas riscas coradas, separadas por largas zonas escuras. Nesse caso, o espectro diz-se um espectro de riscas.





(A) Espectro de emissão do sódio;
(B) Espectro de luz solar, sendo visível a absorção na banda amarela perto de 6000 A devido ao sódio (1 °A –10 m).

Sem comentários:

Enviar um comentário