terça-feira, 30 de março de 2010

Dos olhos ao córtex... A VIAGEM DA LUZ

O percurso do que vemos começa pela sensibilização pela luz formando-se uma imagem na retina. As células fotosensíveis transformam os fotões em impulsos nervos. a imagem está transformada agora em impulsos nervosos que são enviados para a zona do córtex visual que os interpreta e descodifica aquilo que vemos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Curva característica do sensor

Consegue prever como é qualquer reprodução de um qualquer original. Todas as curvas têm as seguintes zonas: de véu (ruído do sensor), de subexposição(pouca luz), de exposição correcta(a mais adequada), de saturação (sem pormenores) e de sobre exposição (excesso de luz).

quarta-feira, 24 de março de 2010

Definição de Sensor

Um sensor é um dispositivo que detecta um estímulo físico (calor, luz, som, pressão, campo magnético, movimento) e transmite um impulso (mensurável ou operante) correspondente.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Tipos de metamerismo

metamerismo de iluminancia é a forma de metamerismo mais comum. Dá-se quando duas mostras coincidem quando são vistas baixo um tipo de luz, mas não coincidem quando são alumiadas por outra fonte de luz diferente.

metamerismo geométrico dá-se quando duas mostras coincidem vistas baixo um determinado ângulo de visão, mas não coincidem ao variar este ângulo. Dá-se em mostras cujo espectro de reflectancia seja dependente do ângulo de visão.

metamerismo de observador ocorre por causa de diferenças na visão em cor entre vários observadores. Com freqüência estas diferenças têm uma origem biológica, como, por exemplo, que duas pessoas tenham diferentes proporções de cone (célula)|cones]] sensíveis à radiación de longitude de onda longa e de cones sensíveis a radiaciones de longitude de onda mais curta. Por isto, duas mostras com espectros diferentes podem ser percebidas como a mesma por um observador baixo unas certas condições de iluminación mas outro observador diferente não verá que coincidam.

metamerismo de campo dá-se porque a proporção dos três tipos de cones na retina não varia só entre observadores, senão que para um mesmo observador esta proporção varia inclusive dentro de sua posição dentro da mesma. Assim, um objecto luminoso de pequeno tamanho pode alumiar só a parte central da retina, onde poderiam estar ausentes os cones sensíveis às radiaciones de longitude de onda longa (ou média ou curta), mas ao incrementar o tamanho de dito objecto, aumenta a parte da retina alumiada, activando cones sensíveis a radiaciones de longitude de onda longas (ou médias ou curtas), mudando por tanto a percepción subjetiva da cor desse objecto. Por tanto é possível que dois objectos que apresentem a mesma cor a uma distância, a outra distância diferente apareçam de cor diferente.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Metamerismo

O metamerismo é um fenómeno psicofísico definido geralmente como a situação na qual duas amostras de cor coincidem debaixo umas condições determinadas (fonte de luz, observador, geometría...) mas não debaixo de outras diferentes.

O fenómeno no qual se baseia o metamerismo é que a coincidência de cor é possível inclusive ainda que a reflectancia espectral das duas mostras seja diferente, por isto algumas concidencias de cor podem ser consideradas condicionais. Por outra parte, se duas mostras têm o mesmo espectro de reflexão, coincidirão quando sejam vistas nas mesmas condições.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Absorção VS Reflexão

Em Física:

Absorção: a parcela de energia que um corpo retém após esta mesma energia incidir sobre ele.

Reflexão: mudança de direcção ou sentido de propagação fisica da energia.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Memórias de temperatura de cor


Temperatura de cor baseia-se na relação entre a temperatura de um material hipotético e stantdard conhecidada por corpo negro radiador, e a distribuição de energia da sua luz emitida à medida que a temperatura deste é elevada do zero absoluto até temperaturas cada vez mais elevadas.. Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte. É medida em Kelvin (K) e quanto mais alta a temperatura de cor mais clara é a tonalidade de cor daluz (mais fria) Quando falamos de luz quente ou fria estamos a falar na realidade da tonalidade que ela apresenta no ambiente.

A reter... OBJECTOS NÂO TÊM COR

A cor depende da luz, da reflexão do objecto e do observador.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Corpo negro

Na física, corpo negro é um corpo que absorve toda a radiação que nele incide ou seja, nenhuma luz o atravessa. No entanto apesar do nome  estes produzem radiação electromagnética, tal como luz. Se aquecermos um corpo negro a determinada temperatura torna-se uma fonte ideal de radiação térmica.

quinta-feira, 11 de março de 2010

curva espectral

Curva do espectro electromagnético.

terça-feira, 9 de março de 2010

fotometria

É a ciência da medição da luz que o olho humano percebe. O que a distingue da radiometria é que ao invés de medir a energia radiante, luz incluída,  em termos de poder absoluto mede sim a energia radiante em cada comprimento de onda sendo ponderada em função da luminosidade, sensibilidade visual, baseada nos modelos humanos de brilho.
Unidades de medida:
Feixe luminoso – lumen – lm
Intensidade luminosa – candela – cd
Luminância – Candela/m2 – cd/m2
iluminância – lux (lm/m2) – lx (utilizado para uma luz incidente sobre uma superfície.
luz emitida de uma superfície – lx.lm/m2

segunda-feira, 8 de março de 2010

espectrofotómetro

Instrumento para medir as intensidades da luz em partes diferentes do espectro.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Memórias de Luz Parte 2

Cada comprimento de onda é caracterizado pela sua velocidade, amplitude e frequência. É a distância entre dois pontos iguais e sucessivos na onda (medem-se em metros). A frequência é o número de vezes que o fenómeno acontece por unidade de tempo. (hertz). Diferentes comprimentos de onda compões o espaço electromagnético.
O olho humano humano só é sensível a alguns comprimentos de onda visível como mostra a imagem.
Cada cor corresponde a um determinado comprimento de onda de luz visível. Logo sem luz não existe cor.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Memórias de Luz Parte 1

A luz é algo físico que tem um comportamento ondulatório e se move a 300000km/h. É uma combinação de energia magnética e electrica, que viaja em velocidades extremamente elevadas (300000km/s) É formada por pequenas partículas de energia denominadas de fotões. Os fotões têm velocidades variáveis com diferentes amplitudes e frequências de onda. Ondas de baixa e alta frequência.

terça-feira, 2 de março de 2010

Memórias de cor Parte 2

Sendo assim a cor é um conceito subjectivo próprio do ser humano e consiste na intrepertação que i sistema sensorial e o cérebro atribuem aos diferentes comprimentos de onda da luz recebida ao intrepertarem os estímulos nervosos provocados pela absorçãodos fotões da radiação electromágnética com um comprimento de onda compreendido entre 350 e 700nm.
Como conclusão a percepção das cores não é um processo meramente visual, mas sim psico-social, é algo mais do que os olhos vêem é também aquilo que o cérebro interpreta do resultado da interacção da luz com os materiais.